"FLÂNEUR"

O termo flâneur vem do Francês substantivo masculino flâneurQue tem o significado básico de "andarilho", "ocioso", "saunterer", "vadia", que por sua vez vem do verbo francês flâner, Que significa "para passear". Charles Baudelaire desenvolveu um significado derivado do flâneur-A de "uma pessoa que anda na cidade, a fim de experimentá-lo". Devido ao uso do termo e teorização por Baudelaire e muitos pensadores nos domínios económico, cultural, literária e histórica, a idéia do flâneur acumulou significado importante como um referencial para a compreensão de fenômenos urbanos e modernidade. No Canadá francês flâner raramente é utilizado para descrever a passear e muitas vezes tem uma conotação negativa, como o uso mais comum do termo refere-se a vagabundagem.



O conceito de flâneur também se tornou significativa na arquitetura e planejamento urbano descrever aqueles que são afetados indiretamente e sem querer por um desenho especial, a experiência só de passagem. Walter Benjamin adoptou o conceito do observador, tanto urbano como instrumento de análise e como um estilo de vida. De sua Marxista ponto de vista, Benjamin descreve o flâneur como um produto da vida moderna ea Revolução Industrial sem precedentes, um paralelo com o advento da turismo. Dele flâneur É um não envolvido, mas altamente perceptivo burguês diletante. Benjamin tornou-se seu próprio exemplo privilegiada, fazendo observações sociais e estéticas durante longas caminhadas pelas ruas de Paris. Até o título de seu inacabado Arcades Project vem de sua afeição por ruas comerciais cobertas. Em 1917, o escritor suíço Robert Walser publicou um conto chamado "Der Spaziergang", ou "The Walk", um resultado verdadeiro da literatura flâneur.
No contexto da arquitetura moderna e planejamento urbano, projetando para flâneurs é uma maneira de abordar as questões dos aspectos psicológicos do ambiente construído. Arquiteto
Jon Jerde, Por exemplo, projetou sua Horton Plaza e Universal CityWalk projetos em torno da idéia de proporcionar surpresas, distrações, e as seqüências de eventos para os peões.
Grande parte do trabalho de
Stewart Home também lida com as correntes psicogeográfica nas cidades e as ocupações pré do flaneur, que vão desde um estudo aprofundado da análise urbana do Situacionista movimento, com as idéias de Henry Flynt.







0 comentários:

    FIM...

    "O Arquiteto faz com que a população habite seus próprios sentimentos." Stella Jaques Santos